sexta-feira, 17 de junho de 2011

Unidades do Relevo Paulista


Unidades do Relevo Paulista

No texto a seguir iremos falar sobre as unidades do relevo paulista, onde ocorrem cinco unidades geomorfológicas.

_________________________________________________________

O território do Estado de São Paulo é formado, basicamente, de uma planície litorânea estreita, limitada pela serra do mar, e de planaltos e depressões no restante do território, sendo 85% de sua superfície entre 300 e 900 metros de altitude.
Província Costeira - Praia do Guarujá
O Estado de São Paulo é formado a partir do leste, por uma faixa de terras mais altas, seguida por uma área rebaixada e aplanada, tradicionalmente conhecida como Depressão Periférica Paulista, e por um conjunto de terras mais ou menos uniformes, aplanadas e altas, que cobrem quase todo o interior do Estado.
De acordo com essa abordagem, o relevo é classificado a partir das unidas morfoestruturais, que são os componentes básicos da crosta terrestre, diretamente resultantes do movimento das placas tectônicas.
São Paulo é subdividido nas seguintes unidades geomorfológicas:
- província costeira: inclui as baixadas litorâneas, as serras da costa(serra do mar, de Paranapiacaba e de Itatins)e os morros da costa e do Vale do Ribeira;
Planalto Atlântico
- planalto atlântico: abrange a faixa de rochas cristalinas que vai da região sul do Estado (Guapiara) ate a região do nordeste, na divisão do Estado de Minas Gerais 
(Campos do Jordão);
- Depressão periférica: compreende a região que se estende desde Planalto Atlântico para o oeste paulista, pelos vales do Médio Tiete, Paranapanema e Mogi Guaçu;
Cuestas Basálticas
-Custas Basálticas: formadas pelos remanescentes erosivos das camadas de rochas vulcânicas basálticas da Bacia do Paraná, uma faixa que vai desde Ituperava e Franca a nordeste, até Botucatu e Avaré a sudoeste;
-Planalto Ocidental: inclui os planaltos das regiões de Marília, Catanduva e Monte Alto.
O Planalto Atlântico tem 12 subdivisões. Apresenta altitudes que variam entre 800 e 2000 metros. Nos trechos mais baixos, as altitudes acomodam-se entre 700 e 800 metros.
Planalto Ocidental
O Planalto Ocidental Paulista cobre praticamente metade do Estado, com 6 unidades menores, com altitudes entre 300 e 1000 metros.
A Depressão Periférica Paulista, com 3 compartimentos menores, sem grandes contrastes entre 500 e 700 metros.
O Planalto de Marília, a propósito é uma das subdivisões do Planalto Ocidental Paulista, com  altitudes semelhantes ao Planalto de São Carlos e de Franca, ao norte do Estado, que também passavam despercebidos nas antigas representações do relevo Paulista.
Depressão Periférica -  Monte Roraima 
As Cuestas Basálticas, do ponto mais alto do município, a 1040 metros de altitude, podem ser encontrados desníveis locais de mais de 200 metros de altura, em direção ao reverso de cuesta.
Fontes:
Guia de Campo - Colégio Emilie de Villeneuve- Tropeiros, Mineração e Fundição no Brasil


Integrantes do grupo: André, Pedro, Mirelle, Tathyana e Raphael.

3 comentários:

  1. Caros colegas.
    Estavamos visualisando o seu post e resolvemos fazer uma pequena crítica construtiva.
    Achamos que ficou super bom, com bastante informações além do pedido.

    Mirella e Alice =)

    ResponderExcluir
  2. O trabalho ficou bom, mas com muito texto. Então para ficar mais dinâmico sugiro separar os assuntos por títulos. As imagens estão boas com legendas e fontes bibliográficas. Parabéns pelo trabalho.
    Maria Júlia Diniz - n 20
    8 ano A.

    ResponderExcluir
  3. O trabalho está ótimo! Textos resumidos, fontes bibliográficas, IMAGENS COM LEGENDA, informações que foram além do solicitado... Adorei!
    Porém apenas achei essa fonte escolhida pelos integrantes do grupo um pouco "apagadinha" utilizem uma mais forte como por exemplo a Comics Sans ou até mesmo a padrão Arial.

    Bia Calleja - Nº02 - 8ºano C

    ResponderExcluir