domingo, 19 de junho de 2011

Parque das Monções - Porto Feliz

       No estudo de meio que o 8° ano do Colégio Emilie fez à Porto Feliz (Flona de Ipanema e Parque das Monções), nós aprendemos mais sobre o papel dos Bandeirantes no Brasil, examinamos o solo e observamos a paisagem, além de medirmos uma escada.
       Esse estudo de meio teve um aprendizado em todas as disciplinas. No Parque das Monções, por exemplo, alguns dos grupos mediram um batelão, a escada e um paredão. Já outros desenharam um croqui da paisagem, colocando seu desenho as maiores características do local.
       Os Bandeirantes foram homens, principalmente paulistas, que atuaram na captura de escravos fugitivos, aprisionamento de indígenas e na busca por metais preciosos. Porém, eles ficaram conhecidos historicamente por expandirem o território brasileiro.        
                                                                     

(Localização-Sorocaba). Fonte: http://migre.me/55ONJ 

Os Bandeirantes tinham expedições a serem feitas: as Entradas e as Bandeiras. As Entradas eram expedições de caráter oficial, que eram realizadas pelo governo. Já as Bandeiras eram expedições realizadas por particulares (senhores de engenho, donos de mina, comerciantes...).

       Eles realizavam sua tarefa, normalmente, de forma violenta. Agrediam os escravos e indígenas que encontravam e coisas do nexo. Eles faziam seu caminho por meio de rios e florestas. O Rio Tietê foi um dos principais meios de acesso ao interior paulista.
         Durante suas expedições, na maioria das vezes, os mantimentos dos Bandeirantes acabavam, o que fez eles montarem um pequeno acampamento para plantar e fazer reposição de estoque. Esses acampamentos deram origem a pequenos arraiais.


Imagem do paredão do Parque das Monções.

        As descobertas de ouro no Brasil acabaram sendo as mais importantes do Novo Mundo Colonial. Com tanta gente querendo metais preciosos, faltou muita gente para plantas e colher nas fazendas, causando uma revira-volta.
       Alguns Bandeirantes se destacaram, como foi o caso do Anhanguera, Antônio Raposo Tavares, Fernão Dias e Manuel da Borba Gato. Anhanguera ficou conhecido por ter sido o pioneiro na exploração dos sertões de Goiás. Já Raposo Tavares ficou conhecido por ter vendido cerca de 10 mil índios. Fernão Dias ganhou fama como o ‘’caçador de esmeraldas’’ e Borba Gato ficou conhecido por ter descoberto ouro em Sabarabuçu e no Rio das Velhas e por ter participado da Guerra dos Emboabas.

Bibliografia:

Integrantes do grupo:
Giulia Covre - 09
Isabela Dib - 13
Guilherme Borges - 10
Pietro Vendramini - 23

5 comentários:

  1. Conteúdo está bom, e dá para entender. Qualidade das imagens está boa. Tem boas bibliografias, e estão diversificadas.
    Emília Guedes
    Beatriz Hiroi
    Carlos Alberto
    Lucas Sassaqui

    ResponderExcluir
  2. o post está bom, com o conteúdo bem explicado.
    Fernanda Lasagno
    Igor Marques
    Vivian Nakamura

    ResponderExcluir
  3. O trabalho está ótimo com bibliografias, imagens com legendas e textos objetivos. Parabéns pelo trabalho.
    Maria Júlia Diniz - n 20
    8 ano A.

    ResponderExcluir
  4. O post está bom ! achei bem explicativo e está com tudo solicitado ! Parabens !
    Larissa F. Silveira nº20
    8 ano c

    ResponderExcluir
  5. O post está muito compreensivo e resumiram muito bem! Tem mais que uma fonte bibliográfica e isso é bom! :D
    As legendas e as imagens estão perfeitas!

    Bia Calleja - Nº02 - 8ºano C

    ResponderExcluir