sábado, 18 de junho de 2011

Floresta Nacional de Ipanema

A Floresta nacional de Ipanema, também conhecida como FLONA Ipanema, é uma unidade de conservação de uso sustentável, que tem o objetivo de obter a conservação da natureza. Localizada no município paulista de Iperó, distante aproximadamente 125 km da capital do Estado de São Paulo.



Autor:

      Beto Salvia

Acessado no dia 17 de junho.




Autores: Oriana Aparecida Fávero*, João Carlos Nucci** & Mário De Biasi***
Acessado no dia 16 de junho.

    A Floresta Nacional de Ipanema foi criada para preservar e conservar um dos maiores fragmentos de Mata Atlântica do estado, bem como áreas de cerrado, várzeas e os ecossistemas associados.
  Sua vegetação é caracterizada como de transição entre a Mata Atlântica e o cerrado paulista. Ocorrem espécies típicas de Mata Atlântica como jequitibás, figueiras, jatobás, jerivás, entre outras. São encontradas também, acompanhando o curso de alguns rios, espécies típicas das matas ciliares (pau-jacaré, arolira, etc.)    




Acessado no dia 16 de junho

   O Cerrado é uma formação vegetal savânica, na qual as arvores e arbustos são pequenos (altura de 1 a 5 metros ) e apresentam galhos tortuosos com cascas grossas, folhas grandes, revestidas por pêlos e entre outras.
      

Acessado no dia 16 de junho.      

   No estudo do meio do 8° ano do colégio Emilie de Villeneuve os alunos conheceram a Floresta Nacional de Ipanema. Os alunos foram divididos em grupos, e cada grupo conheceu um pedaço do lugar. Alguns foram na trilha da Flona, outros foram ver os monumentos da primeira siderúrgica brasileira.
    Um grupo tinha o dever de medir a circunferência do lago, mas não foi possível, pois o lago era muito extenso. Outros foram aos monumentos, onde conheceram bastante da primeira siderúrgica brasileira. Algumas partes estavam conservadas, mas outras nem tanto. O grupo que foi a trilha conheceu um pouco mais da fauna e da flora do lugar.

Atividades na FLONA:








Acessado no dia 16 de junho


   Próximo a Flona , a Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba, possui uma área de 5.269 km . O rio Sorocaba é formado pelos rios Sorocabaçu e Sorocaba mirim. Suas nascentes estão localizadas nos municípios de Ibiúna,Cotia,Vargem Grande Paulista e São Roque. Percorre 227 km e desemboca no Rio Tietê, no Município de Laranjal Paulista . É  o maior e principal afluente da margem esquerda do Rio Tietê.
   
Rio Sorocaba
Rio Sorocaba tendo ao fundo a cidade de mesmo nome.
227 km
Nascente
Altitude da nascente
1000 m
Débito médio
13 m³/s
Altitude da foz
467 m
5269 km²
Afluentes
principais
Sarapuí, Ipanema, Tatuí, Pirajibú
País(es)
País(es) da
bacia hidrográfica
   Acessado no dia 16 de junho

     O rio Sorocaba atravessa a área do município de Sorocaba na direção norte-sul, em grande parte acompanhado pelas vias marginais.

3 comentários:

  1. O trabalho está bom, mas o texto está muito curto e as imagens estão sem legendas(principalmente: atividades na FLONA, onde as imagens deveriam estar acompanhadas do que são). O trabalho tem fontes e datas de acesso. Parabéns pelo trabalho.
    Maria Júlia Diniz - n 20
    8 ano A.

    ResponderExcluir
  2. O texto e as imagens então bons ! mas o texto está um pouco curto.Na minha opinião,deveria ser um pouco maior, mas é só minha opinião.
    Larissa F. Silveira nº20
    8 ano c

    ResponderExcluir
  3. O trabalho está muito bom e gostei de ver que finalmente um grupo utilizou fotos feitas no Estudo de Meio! O texto está claro e objetivo! Parabéns!

    Bia Calleja - Nº02 - 8ºano C

    ResponderExcluir