domingo, 19 de junho de 2011

México e América Central (Físico e Sócio-Econômico)

Neste post iremos falar sobre os territórios do México e da América Central Continental (que fica ligado ao continente), abordando assuntos sobre seus aspectos físicos e sócio-econômicos.

O México possui 104.900.000 habitantes, uma área de 1.972.547 km², e seu idioma oficial é o espanhol. A região Católica é a mais praticada no país. No México 74% da população vive na área urbana e 26% vive na área rural.

A moeda de circulação é o peso mexicano. A economia agrícola é baseada na agricultura (ex: café e cana de açúcar). Na pecuária há bovinos e suínos, o centro de mineração é baseado no petróleo e no gás natural.
 
O relevo do México tem o predomínio de montanhas. Entre cadeias montanhosas encontra-se uma região de planaltos. Existe também uma planície costeira e o deserto de sonora.
A superfície tem planaltos mexicanos que está rodeado por duas montanhas, Sierra Madre Ocidental e Sierra Madre Oriental, ao centro encontra-se o Planalto de Anáhuac com altitude acima de 2000 metros, onde esta a capital do País. Os pontos mais elevados estão em Popocatépeti, com 5452 metros de altitude, e Citlatépleti, com 5700 metros, formados por manifestações vulcânicas.


As Montanhas Rochosas ocupam a região centro-norte do Novo México, com altitudes altas. As Grandes Planícies ocupam toda a região leste do Novo México, com lugares planos.
O planalto central é seco e ameno. As terras baixas costeiras são cálidas e úmidas. Os meses mais quentes vão de abril a julho; os mais chuvosos de julho a setembro; os mais frios de novembro a fevereiro. Os climas áridos e semi-áridos dominam 60% do país, sobretudo a NO (Baixa Califórnia, Sonora, Chihuahua), com temperaturas (negativas durante o inverno) amenizadas pela altitude na região do planalto Central. O Iucatán e a costa leste têm clima tropical úmido, com ocorrência de furacões no verão.
           

Existem no México três grandes conjuntos hidrográficos, são eles: a bacia do Atlântico, a do Pacífico e as bacias (sem saída para o mar) do altiplano. O rio Bravo é o mais longo, sua extensão é de 3.034 km e é a fronteira com os EUA. O rio Usumacinta marca a divisa com a Guatemala. O México deve aos rios: Sonora, Mayo, Fuerte e Yaqui, a próspera agricultura da região noroeste.
           








A flora mexicana é uma das mais variadas do planeta, aqui é possível encontrar pastagens, desertos, bosques de coníferas e selva tropical. No México, 37% do território está coberto de plantas que sobrevivem com pouca água, 19,34% bosques de coníferas e carvalhos e 14,14% de selva tropical. Neste país é encontrada mais da metade das espécies que existem, dos quais se destaca o pita, utilizado para fabricar bebidas (tequila e pulque), mais de 600 variedades de orquídeas e mais de 30.000 espécies de plantas.


          
 O México possui 32 estados, um deles é o distrito federal (cidade do México). Ele é dividido por regiões que são: O Planalto do Colorado localizado no noroeste do Novo México, com cadeias montanhosas. A Basin e a Range Region é uma região que ocupa toda a região central e sudoeste do Novo México, com regiões planas e montanhosas.       


A América Central Continental Corresponde a uma restrita faixa de terras emersas que liga a América Central à América do Norte e à América do Sul com 540 mil km². Ela esta na placa tectônica caribeana. Ele tem o espanhol como o idioma oficial dos sete países do istmo centro-americano, exceto de Belize onde se fala inglês. Muitas das populações indígenas utilizam o seu próprio idioma. Muitos países da América Central Continental possuem economias pouco desenvolvidas e baseadas na agricultura, turismo e pequenas indústrias. A religião predominante é a católica, com algumas igrejas evangélicas.
Há uma economia primária exportadora que inibiu a industrialização e reforçou as condições de subdesenvolvimento. O extrativismo inclui produtos vegetais como a madeira e poucos minérios como a bauxita. O turismo também é importante na economia de países como a República Dominicana, Cuba, Pequenas Antilhas e Bahamas.


 O relevo é constituído por montanhas que desenvolvem o processo de vulcanismo e terremotos. As planícies ficam nas costas e no centro. Nas ilhas do caribe há montanhas formadas por eventos vulcânicos. Os rios de maior curso da América Central desembocam no Caribe, enquanto os menores deságuam no Pacífico. Há três grandes lagos: Nicarágua, Manágua e Gatún.




As terras baixas da floresta tropical das costas caribenhas e do Pacífico assemelham-se às selvas ou florestas tropicais da América do Sul. A vegetação apresenta semelhanças com a da América do Norte com altitudes entre 1.000 m e 1.600 m, com florestas de pinheiros e carvalhos. Na Costa Rica, a 3.100 m, crescem arbustos parecidos com os da cordilheira dos Andes.





A América Central está situada praticamente em sua totalidade na zona intertropical, no entanto, desenvolve outros tipos de climas provenientes das altitudes, a partir disso é possível identificar três domínios climáticos, como descritos abaixo:

            1) Terras quentes representam as regiões onde estão as planícies e os baixos planaltos, onde ocorrem temperaturas médias mensais de cerca de 25ºC, com características de climas tropicais úmidos e equatoriais. 

            2) Terras temperadas localizam-se em áreas entre as planícies e as montanhas, predominam temperaturas médias de aproximadamente 20ºC e desenvolve o clima tropical de altitude. 
            3) Terras frias correspondem a lugares que são constituídos por montanhas elevadas e por isso ocasionam temperaturas semelhantes de clima frio.


Na America Central há sete países, outros que são dependentes e ilhas. Um dos seus países é a Costa Rica, que se encontra entre a Nicarágua (norte) e o Panamá (sul). Há clima tropical e subtropical com floresta tropical úmida e uma restrita floresta tropical seca. Há muitas espécies vegetais, como: ébano e muitas espécies de orquídeas e animais, como macacos.






No território onde hoje é a Guatemala surgiu a civilização Maia que por volta do ano 200 d.C. já haviam desenvolvido a escrita hieroglífica, um calendário e uma astronomia altamente sofisticados, além da construção de pirâmides. A civilização Maia em seu apogeu chegou a alcançar dois milhões de habitantes.


Bibliografia:
Textos - acessados no dia 18/06
Imagens - acessadas no dia 19/06
http://www.losmejoresdestinos.com/destinos/mexico/acapulco/acapulco_mapas.php http://pt.wikipedia.org/wiki/Deserto_de_Sonora                                                     
http://www.espacoturismo.com/aventura/desertos                      


Integrantes do grupo:

Lucas Faga         N°: 16
Maria Laura        N°: 19
Luiz Henrique      N°: 17
Thiago Silva        N°: 27
Pricila                 N°: 24

3 comentários:

  1. O trabalho está ótimo com textos objetivos, imagens com legendas, fontes bibliográficas e data de acesso. Parabéns pelo ótimo trabalho.
    Maria Júlia Diniz - n 20
    8 ano A.

    ResponderExcluir
  2. O post está muito bom ! parabens tem tudo o que foi solicitado ! Parabens !
    Larissa F. Silveira nº20
    8 ano c

    ResponderExcluir
  3. O post está bastante claro! Há várias fontes bibliográficas e isso mostra o quanto vocês pesquisaram para obter esse resultado! Porém acho que deveriam ter resumido um pouco mais o conteúdo! Mas está bom!

    Bia Calleja - Nº02 - 8ºano C

    ResponderExcluir